ÚLTIMOS ARTIGOS

Riscos do mercado e medidas preventivas para empresas

Preparação e estratégia são as melhores armas contra os riscos do mercado. Confira no blog de Reinaldo Cafeo Soluções em Gestão.

O ambiente de negócios é desafiador. Quem empreende opera em ambiente de risco. De um lado há o risco sistêmico, ou seja, o risco de mercado, que com maior ou menor grau afetada as todos que operam o mercado. Por outro lado, há o risco não-sistêmico, ligado as estratégias e gestão das organizações.

Para mitigar o risco sistêmico é preciso investir na eliminação do risco não-sistêmico. É evidente que uma boa leitura do ambiente econômico, tanto nos contextos local, regional, nacional e internacional, fornece subsídios fundamentais para tomada de decisão na direção certa.

Vale destacar que o risco de mercado é uma realidade inerente a qualquer empreendimento. Ele surge de mudanças nos preços e parâmetros do mercado no qual a empresa atua. Essas oscilações podem afetar significativamente o desempenho financeiro e a estabilidade do negócio

Vale destacar que o risco de mercado refere-se à possibilidade de resultados negativos para a empresa ou seus produtos devido a flutuações no ambiente econômico e financeiro. Essas variações são influenciadas por fatores como: turbulências políticas, recessões econômicas, mudanças nas taxas de juros, variações nas taxas cambiais, desastres naturais e até mesmo pandemias, como foi o caso da covid.19.

A questão central é: como prevenir e mitigar os riscos de mercado? Inicialmente é preciso a identificação antecipada de riscos e para tanto é preciso manter-se atualizado sobre os riscos potenciais que podem afetar seu setor e sua empresa. Isso permite que você tome medidas preventivas antes que os problemas se agravem. Outro ponto fundamental é ter um bom planejamento estratégico, neste caso desenvolva uma estratégia de negócios sólida que leve em consideração a mitigação de riscos. Isso envolve diversificar investimentos, considerar cenários adversos e estar preparado para enfrentar desafios.

Evite ainda a concentração, diversificando os ativos. O indicativo é distribuir seus investimentos e ativos financeiros para reduzir a exposição a riscos específicos. A diversificação ajuda a minimizar o impacto de flutuações no mercado. Faça ainda uma avaliação de Risco. É preciso entender o significado real dos riscos para sua empresa. Calcule a probabilidade de ocorrência, o nível de risco e tome decisões alicerçadas. Lembre-se de que não é possível eliminar completamente os riscos, mas é possível controlá-los de maneira eficaz.

E não mesmo importante faça as seguintes perguntas cruciais: o que pode acontecer? O nível de risco é tolerável? O risco pode ser completamente eliminado? Se não, como podemos controlá-lo para minimizar os danos?

Em suma, a gestão proativa dos riscos de mercado é essencial para a saúde financeira e a longevidade das empresas. Ao adotar medidas preventivas e estar preparado para enfrentar desafios, as organizações podem minimizar os impactos negativos e garantir um futuro mais seguro.

Lembre-se: o risco faz parte do jogo empresarial, mas a preparação e a estratégia são as melhores armas contra ele.

__________________________________________________________________________________________________________________________

Reinaldo Cafeo é economista, professor convidado da Fundação Dom Cabral e associado regional da FDC para Bauru e Marília.

Conheça as soluções da Fundação Dom Cabral em: https://reinaldocafeo.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress