ÚLTIMOS ARTIGOS

Sobre a Fundação Dom Cabral

A 7ª melhor escola de negócios do mundo de acordo com o ranking de educação executiva do jornal Financial Times.

ESTAMOS HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS FAZENDO HISTÓRIA.

​​Conexão entre teoria e prática, for​mação acadêmica com experiên​​​​cia empresarial e a sustentabilidade como tema transversal em todos os projetos. É assim que há mais de 45 anos a Fundação Dom Cabral desenvolve executivos, gestores públicos, empresários e organizações de diversos segmentos em vários países. A FDC é uma escola de negócios que oferece o que há de mais inovador por meio de Soluções Educacionais nac​​​​ionais e internacionais, sustentadas por​ alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, Estados Unidos, China, Índia, Rússia e América Latina. Essa rede de escolas permite o acesso a modernas ferramentas de gestão de negócios​, troca de experiências e a geração conjunta de conhecimento.

Nossa filosofia – trabalhar COM o cliente e não apenas para ele – respeita a identidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados. A FDC se tornou referência internacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação e da capacitação: recebemos anualmente em nossos Programas cerca de 27 mil executivos. Todo esse conhecimento de valor gerado pela FDC tem relevância estratégica para as organizações, para a sociedade e pode ser convertido em negócios sustentáveis e bem-sucedidos.​​​

Para a FDC, gestão é só o princípio de uma ideia maior: a educação como uma jornada de desenvolvimento, com foco em uma narrativa mais inclusiva e sustentável para os negócios.

IDENTIDADE E PROPÓSITO

Negócio

Soluções educacionais para o desenvolvimento empresarial.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, da capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.

Objetivo

Ser referência em desenvolvimento de executivos e organizações.

Princípios

I. Utilidade: ser útil à construção da sociedade, razão de ser da Fundação Dom Cabral.
II. Parceria: como fruto de interação entre a Fundação Dom Cabral, pessoas, instituições e empresas, por meio da qual limitações são superadas e soluções, obtidas.
III. Valorização da Pessoa: força interna que nasce no sentido de acolhimento e que conduz à construção conjunta, dentro da percepção de que cada um tem uma maneira de contribuir e onde ninguém é excluído.
IV. Autonomia: convicção de que o mérito e a liberdade de escolha levam as pessoas ao sentimento de propriedade em sua esfera de atuação, observados os princípios e valores da instituição.
V. Ousadia e Tenacidade: para que se tente o impossível, com constância na superação de desafios e obstáculos na construção do sonho de ser uma instituição referência.
VI. Qualidade e Inovação: para estar à frente na busca de fazer o melhor para o cliente, foco central da sua atuação.
VII. Ética e Integridade: concentrando-se na prática da lealdade, confiança e transparência no cumprimento da legislação e das regras de convivência social, reconhecendo erros e corrigindo rumos.
VIII. Autossustentação: como instituição, a FDC cultivará a independência intelectual, a austeridade e a eficiência, de modo a manter um crescimento sustentado.

História

Fundada em 1976 por Dom Serafim Fernandes de Araujo e pelo professor Emerson de Almeida, a Fundação Dom Cabral nasceu como uma instituição autônoma.

A Fundação Dom Cabral iniciou seus trabalhos em empresas de MG e aos poucos, expandiu sua atuação para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, apoiando as empresas no processo de modernização gerencial e desenvolvimento de recursos humanos, adaptando os conceitos de administração recentes à realidade brasileira da época. O contato permanente e a escuta comprometida constituíam a filosofia educacional da instituição, com o objetivo de manter um relacionamento com as empresas baseado no diálogo e na troca de conhecimento. 
 
Atualmente, a FDC possui campus em Belo Horizonte, Nova Lima (MG) e São Paulo, com estrutura para abrigar diversos programas para o desenvolvimento de executivos e geração de conhecimento.
 
Sempre atenta ao futuro, a FDC buscou desenvolver sua estratégia de internacionalização ao estabelecer alianças internacionais, desde o início de suas atividades. Em 2009, ampliou a sua conexão internacional, criando o Conselho Consultivo Internacional composto por membros de mais de 20 países.
 
Em seu processo de desenvolvimento a FDC se inventa e se reinventa a cada dia. Sabe que a hora é de ousar e, principalmente, inovar, rever conceitos, posicionamentos, e abrir-se ao novo como grafado em um dos seus princípios: “Ousadia e Tenacidade para que se tente o impossível, com constância na superação de desafios e obstáculos, na construção do sonho de ser uma instituição referência.”
 
 

CONHEÇA OS FUNDADORES DA FDC:

CARDEAL DOM S​ERAFIM FERNANDES DE ARAÚJO

Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, Fundador e Presidente do Conselho Curador da FDC entre 1992 e 2018, quando recebeu o ​​título de Patrono, por sua relevância histórica e apoio em toda a trajetória da instituição, sempre com seu estilo de liderança marcado pela autonomia e inspiração.

EMERSON DE ALMEIDA

Professor Emerson de Almeida, Cofundador da FDC. Foi Presidente executivo da instituição por 36 anos e atualmente, é o Presidente da Diretoria Estatutária.

plugins premium WordPress