ÚLTIMOS ARTIGOS

Orçamento empresarial: ferramenta vital para a gestão da empresa

Orçamento empresarial: ferramenta vital para a gestão da empresa

A confecção do orçamento empresarial é fundamental para permitir projetar as metas e resultados. Neste contexto são necessários ao menos dois importantes instrumentos: a projeção do demonstrativo de resultados e a partir dele, a projeção do fluxo de caixa.

No DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício, serão projetadas as vendas no regime de competência e os custos/despesas necessárias para atingir esse nível de vendas. Nesta fase não se faz necessário discutir a forma de receber as vendas e tampouco de pagar as contas. Isso irá para o fluxo de caixa. No DRE a empresa terá a visão do resultado esperado. Muitas organizações partem das vendas, levantam os custos e despesas e apuram o lucro.

Particularmente indico começar com o resultado esperado. Em seguida, tendo em mãos os custos fixos e variáveis, projeta-se a receita necessária para atingir o resultado esperado. Se o volume de vendas projetado for inatingível, ajustam-se os custos e despesas e eventualmente o resultado esperado.

Regime de caixa é fundamental no orçamento empresarial

Uma vez validado o DRE, chegou o momento de transformar o regime de competência em regime de caixa. As respostas as seguintes perguntas permitirão essa consolidação: as vendas serão recebidas em quais prazos? Os custos e despesas serão pagas em quais prazos e datas? Evidentemente que despesas e custos que não representam saída de caixa ficam de fora, como por exemplo, a depreciação prevista no DRE.

O fluxo de caixa dará a visão de liquidez, e o DRE o de resultado. Uma vez confeccionados, validado com o time, estabeleça as metas, assine um compromisso de alcançá-las, e crie um cronograma com datas mensais para avaliar como está o desempenho da empresa. Qualquer ponto fora curva, faça um plano de ações.

Também é fundamental que diante dos resultados de caixa haja planejamento da estrutura de capital e suas fontes de financiamento.

Agindo assim, os cenários são traçados e o gestor terá a empresa nas “mãos”. Não adie mais a elaboração do seu orçamento empresarial de 2024!

____________________________________________________________________________________________________________________________

Reinaldo Cafeo é economista, professor convidado da Fundação Dom Cabral e associado regional da FDC para Bauru e Marília.

Conheça as soluções da Fundação Dom Cabral em: https://reinaldocafeo.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress