ÚLTIMOS ARTIGOS

O líder

O termo líder se refere a uma pessoa que agrupa outras em prol de uma causa, um projeto, uma meta em comum. Também pode ser definido como a capacidade de ter influência social e conseguir a colaboração dos outros para determinadas tarefas. Trago este conceito para chamar a atenção do momento em que vivemos.

O quadro geral é, ao meu juízo, de evidente escassez de líderes em todos os campos da sociedade. Isso vale em nível mundial, nacional, estadual e local.

A ausência de pessoas comprometidas com uma causa, que buscam o bem-comum, faz com que as Instituições sejam niveladas por baixo. Neste contexto, ao não identificar líderes dispostos a assumirem posições chaves na sociedade, nos limitamos a escolher alguém que se disponha a fazer. Em muitos casos isso leva a mediocridade. Esta é a realidade, principalmente no setor público, existindo raríssimas exceções.

Afinal, qual o papel do líder? O líder não assume papel de poder pelo poder, ele é na prática um orientador, que estimula sua equipe e, no caso do setor público, além de seu time, estimula a sociedade como um todo. Ele é capaz de criar um relacionamento saudável, positivo, empático, sendo um verdadeiro guia.

Ser um bom líder é saber agir na direção de evitar conflitos. É ser exemplo a ser seguido. O líder é íntegro, responsável, passa confiança, tem responsabilidade e sabe como motivar a equipe.

O líder nunca deixa os seus sozinhos, principalmente quando está em jogo questões importantes, como por exemplo, um setor que pode ter problemas, uma transição que requer cabeça fria para ajustes, e acima de tudo, o líder tem presença física, para dar exemplo, notadamente em momentos em que o time se sente impotente diante da adversidade.

Para algumas pessoas o ser líder nasce quando são muitos jovens, para outros, a tentativa e erro lapida sua propensão a ser líder, e até chegam lá, e há outros, que não tem jeito, pois sua vaidade, suas convicções pessoais, seu projeto de poder, enfim, o que não é coletivo, prevalecem, e por mais que tentem, mais cedo ou mais tarde serão desmascarados.

Como colocado, a mediocridade é normalmente o caminho que estes falsos líderes trilharão. O curioso é observar que muitas vezes a liderança cai no colo destas pessoas despreparadas, que recebem um presente dos céus, um presente de ouro, mas como há limitação em enxergar a dimensão destas oportunidades, rapidamente deixam fugir das mãos aquilo que é desejado por muitos, mas entregues à poucos.

O resultado disso tudo é reducionismo nas soluções de problemas, e as entregas são inferiores ao potencial existente.

Triste momento da sociedade que tem que observar, em todas as esferas de poder do setor público, e em muitas organizações dos demais setores da sociedade, a proliferação de falsos líderes, sendo que, quando quem observa esta possível liderança, aguçando o senso crítico, concluem que estas pessoas estão distantes, mas muito distantes de fazerem a diferença e liderarem pelo exemplo. É uma pena que esta seja a realidade.

? www.reinaldocafeo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress