ÚLTIMOS ARTIGOS

Liberte o estrategista que está em você!

Não há dúvidas que estamos em um período desafiador. Não bastasse a pandemia do novo coronavírus, que perdura por dois anos, ainda há um conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia interferindo diretamente ou indiretamente em nosso dia a dia.

É nesta hora que é preciso libertar o estrategista que está em você! Cada um de nós tem que praticar a capacidade de traçar cenários, de mudar de direção e de adaptar ao novo cenário econômico que se apresenta.

O que menos devemos fazer é lamentar. Isso é para os fracos. Ser estrategista é analisar friamente as ameaças e transformá-las em oportunidades. Para tanto é preciso ter clara noção dos caminhos que podem ser trilhados.

Se, por exemplo, o comércio internacional tornou-se limitado, é o momento de dar foco no mercado doméstico. Se a venda presencial está menor, abra o leque com o comércio digital. Se a equipe tem que operar a distância, estabeleça metas de produtividade. Se o deslocamento é limitador, aprenda a lidar com a tecnologia das vídeos-conferências.

O estrategista não somente se adapta as novas demandas, como também busca aperfeiçoamento constante, e realiza algo imprescindível para sair na frente: faz intercâmbio.

Neste particular as “lives” oferecidas em abundância na internet, são um oásis de oportunidades para este intercâmbio. Quando cada um de nós abre para este universo, nos libertamos de paradigmas e, na troca de experiência, crescemos como profissionais e como pessoas.

O pior que estes tempos difíceis podem nos trazer é: ficar lamentando. É evidente que há momentos que é preciso “tirar leite de pedra” e o desânimo tende a tomar conta de nossa mente, mas o olhar em perspectiva, o se reinventar, fazem toda diferença, a motivação brota como se fosse um novo fruto em uma árvore antiga.

Se analisarmos friamente, quem empreende neste país, nunca teve ou teve poucos momentos que podemos denominar de “céu de brigadeiro”. Isso exigiu que fossemos resilientes, e ao mesmo tempo, inovadores, para, diante das adversidades econômicas, pudéssemos traçar nos rumos e executar novos trajetos.

Reforço: mais do que lamentar, é hora de ser estrategista, e acima de tudo humilde para reconhecer que sozinhos não chegaremos lá.

Neste particular me vem à mente a frase que diz muito deste momento: “sozinhos podemos ir mais rápidos, mas juntos chegaremos mais longe!”.

Proatividade e capacidade de se adaptar às mudanças, eis o caminho a ser trilhado.

? www.reinaldocafeo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress