ÚLTIMOS ARTIGOS

Representatividade

A sociedade é composta de instituições públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, cada qual atuando em seu segmento.

Com muito orgulho, presido a Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB), que tem 91 anos de atuação na cidade, e conquistou ao longo destes anos credibilidade e ampliou sua representatividade.

Neste particular a Entidade, juntamente com outras representações de segmentos empresariais, tem participado das discussões dos mais variados temas que envolvem o desenvolvimento da cidade. Com representantes nas mais diversas comissões municipais, a ACIB tem voz e vez.

Não somente o Associado da Entidade reconhece a representatividade, mas a sociedade como um todo.

Isso não se dimensiona pelo seu faturamento, ou número de empresas que a prestigiam, mas sim, pela atuação dos membros que compõe a diretoria executiva e seu conselho.

Neste particular, homens e mulheres de valor, emprestaram e emprestam seu conhecimento, seu tempo e acima de tudo sua visão prática do que é possível fazer na cidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas. E com um detalhe: trabalho voluntário, sempre tendo como objetivo promover o bem comum.

Se há um caminho para a transformação da sociedade, para melhor, é a sociedade civil organizada conquistar e manter a representatividade, e poder contribuir para o debate sadio sobre o futuro da cidade.

Não enxergar esses atributos é estar fechado em uma bolha, não praticar visão 360 graus, e acima de tudo jogar contra a cidade.

A sociedade civil organizada prima por analisar em todas as dimensões temas caros para o crescimento sustentável da cidade, tais como: os modais de transporte, a lei do cerrado, a lei dos distritos industriais, a revitalização do centro da cidade, a política tributária do município, a retaguarda de saúde, como a luta pela abertura do Hospital de Clínicas, que está prestes a se tornar realidade, entre outros temas, transitando ainda por temas que também são caros para praticar um balanço social positivo. Também atua no fomento do empreendedorismo, aquele que permite a ascensão social das pessoas.

É de se lamentar que sejam identificadas muito mais pessoas que vivem para criticar do que efetivamente para atuarem como voluntário nas organizações. A pandemia de covid19 e a atuação da ACIB em conjunto com outras entidades,deu a dimensão do quanto as organizações do terceiro setor são importantes para os agentes econômicos e como a representatividade pode mudar o rumo das coisas.

E para os desinformados segue o conceito de representatividade: “qualidade reconhecida a uma pessoa, a um grupo, a uma entidade ou a um organismo, mandatado oficialmente por um grupo de pessoas para defender ou representar os seus interesses ou exprimir-se em seu nome”.

Nenhuma entidade será representativa se não reconhecem seu valor para tal, a ACIB pode se orgulhar de ter este atributo.

? www.reinaldocafeo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress