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Pesquisa da FDC mostra que pandemia afetou PMEs de modo diferente

A Fundação Dom Cabral (FDC), nona melhor escola de negócios do mundo segundo o Ranking de Educação Executiva do Financial Times, divulga pesquisa exclusiva que mede o impacto da pandemia em pequenas e médias empresas no Brasil. Quase metade (47%) foi afetada negativamente. Mas uma parcela importante (39%) conseguiu reagir à crise e mais de 60% verificou incremento na produtividade.

“A capacidade de se reinventar foi essencial”, diz Erica Bamberg, professora associada da Fundação Dom Cabral. “No início, foi difícil, mas o pequeno e médio empresário foi resiliente e não é à toa que vimos um aumento expressivo na produtividade em muitos casos”.  Segundo a professora, no momento de crise foi fundamental a vontade das empresas quererem aprender, desenvolver a capacidade de dialogar com os colaboradores, clientes e parceiros do negócio e assim se conectarem a essência do por que esse negócio existe. Tanto é que 63% dos executivos acreditam que vão sair da pandemia mais competitivos do que seus concorrentes.

Líderes mais eficazes

As habilidades de liderança e comunicação foram essenciais para o desempenho das pequenas e médias empresas na crise. Afinal, têm relação intrínseca com a motivação e a consequente produtividade dos funcionários. O estilo de liderança que gerou os melhores resultados foi a do líder com propósito.

De acordo com Erica, o líder com propósito é aquele que sabe engajar pessoas em uma causa comum e consegue conectar o propósito do colaborador ao da empresa, fortalecendo seu senso de pertencimento e impulsionando a capacidade de inovação para entregar mais valor ao cliente. Esse tipo de LIDER, entretanto, foi o que menos aflorou no período (16%). As lideranças com foco nos resultados (35%), visionária (25%) e inspiradora (24%) ficaram à frente.

De acordo com Erica Bamberg, o conceito do propósito ainda é muito novo para as médias empresas. Esse tema começou a ser debatido no final de 2019 e exige uma vontade do empresário em compreender amplamente os impactos que a sua organização promove aos seus clientes, parceiros e para a sociedade.

Metodologia

Realizada entre novembro de 2020 e março de 2021 com 450 empresas, a pesquisa leva em conta companhias com faturamento entre R$ 5 milhões e R$ 500 milhões ao ano. Do total pesquisado, 57% têm receitas anuais até R$ 80 milhões. E 18% faturam entre R$ 80 milhões e R$ 200 milhões.

A pesquisa reúne várias outras informações, como os setores e as regiões geográficas mais e menos impactados, prioridades estratégicas dos empresários para os próximos anos, práticas de governança, entre outros.

Confira o material na íntegra aqui: https://empresas.fdc.org.br/hub/medias-empresas/

Sobre a FDC

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há mais de 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2020, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil. Somente em 2020 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos.

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