ÚLTIMOS ARTIGOS

ESG: diferencial competitivo

Independentemente do porte da empresa, o ESG – Environmental Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), se apresenta como importante diferencial competitivo.

Os consumidores passarem a ter visão crítica sobre a atuação das empresas, e o impacto que elas têm na comunidade em que atuam.

Empresas que praticam o ESG, são organizações preocupadas com boas práticas em relação ao meio ambiente. Atuam internamente e externamente com menor impacto possível a natureza.

Além disso, respeitam os direitos dos colaboradores, bem como a diversidade, investem em segurança daqueles que atuam em seu entorno, têm clara noção do impacto da organização na comunidade em que vivem.

Nada disso seria possível se não tiverem uma gestão transparente, com o seu compliance estruturado, sendo honestos com os clientes, fornecedores, parceiros e o próprio Estado. A ética tem que ser um dos pilares invioláveis.

Para que o ESG seja efetivo nas organizações é preciso estar aberto a mudanças culturais, é preciso discutir a maturidade da organização e acima de tudo, ter mais do que o envolvimento da equipe e altos dirigentes, é preciso ter comprometimento.

Mesmo organizações de menor porte, podem e devem dar início a implementação do ESG. Uma empresa de um funcionário tem a mesma responsabilidade com o meio em que vive, que uma empresa de mil funcionários. O que muda é a escala, mas os pilares do ESG devem ser os mesmos.

A visão de que as organizações visam somente os resultados financeiros ficou no século passado. Um setor privado forte, com organizações do terceiro setor também fortes, se constrói um país forte, mais que isso, uma nação forte.

Atuar no mercado sem se sentir inserido na comunidade, sem ter clareza do impacto de suas atividades junto a sociedade, é ter vida curta.

Serão empresas longevas aquelas que possuem boa estrutura de capital, capacita sua mão de obra, obtém bons resultados financeiros, e investem também no meio ambiente, no social e primam pela boa governança.

Que tal uma imersão no tema? Como colocado, isso independe do porte da empresa, depende sim de vontade e determinação em realizar.

? www.reinaldocafeo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress