OKR: objetivos, resultados-chaves e iniciativas

Reinaldo Cafeo, associado da Fundação Dom Cabral, escreve sobre OKR, uma abordagem de gerenciamento ágil baseada em metas desafiadoras e resultados mensuráveis. Leia no blog de Reinaldo Cafeo Soluções em Gestão.

Partindo do princípio de que não se avalia o que não é medido é fundamental que as organizações se utilizem dos instrumentos que permitam a eficácia nesta avaliação.

Uma das ferramentas é o OKR (Objetivos, Resultados-Chaves e Iniciativas) que é uma abordagem de gerenciamento ágil baseada em metas desafiadoras e resultados mensuráveis. Essa metodologia foi criada por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, na década de 70. Ela visa definir objetivos claros e acompanhar o progresso por meio de resultados-chave.

Os conceitos centrais do OKR são:

1. Objetivos: Os objetivos são declarações que indicam o que precisa ser feito. Eles começam com um verbo e são desafiadores. Por exemplo, um objetivo pode ser: “Ser reconhecido como a maior plataforma de cursos online do mercado.”

2. Resultados-chave (Key Results): Os resultados-chave são métricas específicas que medem o progresso em direção aos objetivos. Eles devem ser mensuráveis e quantificáveis. Por exemplo, um resultado-chave para o objetivo acima poderia ser: “Aumentar o número de usuários ativos em 30% até o final do trimestre.”

3. Iniciativas: Além dos objetivos e resultados-chave, as iniciativas são ações específicas que ajudam a alcançar os resultados desejados. Elas são os passos práticos que você tomará para atingir seus objetivos.

Colocando os OKRs em prática

Os passos para implementar os Objetivos, Resultados-Chaves e Iniciativas são:

1. Definição de OKRs:

   – Comece definindo objetivos claros para sua equipe ou organização. Lembre-se de que eles devem ser desafiadores e inspiradores.

   – Em seguida, identifique os resultados-chave que indicarão o progresso em direção a esses objetivos.

2. Alinhamento:

   – Garanta que todos na equipe estejam alinhados com os OKRs. Comunique-os de forma transparente e envolva todos na definição e revisão dos resultados-chave.

3. Conquista:

   – Acompanhe regularmente o progresso dos resultados-chave. Realize reuniões de revisão para avaliar o desempenho e fazer ajustes conforme necessário.

Os Benefícios dos OKRs são:

– Foco: Os OKRs mantêm todos concentrados nos objetivos mais importantes.

– Transparência: Todos sabem o que está sendo buscado e como o progresso está sendo medido.

– Agilidade: Os OKRs permitem ajustes rápidos conforme as circunstâncias mudam.

Empresas e organizações de sucesso utilizam esta ferramenta, vale avaliar a oportunidade de implementar no seu negócio.

_________________________________________________________________________________________________________________________

Reinaldo Cafeo é economista, professor convidado da Fundação Dom Cabral e associado regional da FDC para Bauru e Marília.

Conheça as soluções da Fundação Dom Cabral em: https://reinaldocafeo.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *