Epitáfio de 2022

“Aqui jaz um governo que pagou um preço alto por não comunicar bem. Aqui jaz um Presidente da República bem-intencionado, mas que por ter um comportamento beligerante não soube conquistar boa parte da população.

Aqui jaz um governo que reduziu a inflação, mesmo após os desequilíbrios provocados pela pandemia e conflitos geopolíticos. Aqui jaz um governo que gerou praticamente 2,5 milhões de empregos formais neste ano. Aqui jaz um governo que reduziu a taxa de desemprego, deixou as contas públicas sob controle. Aqui jaz um governo que recuperou as Estatais, que evitou o envolvimento político direto em sua gestão. Aqui jaz um governo com 23 ministérios. Aqui jaz um governo pró-mercado, com foco em privatizações. Aqui jaz um governo reformista, que visava a sustentação do crescimento econômico.

Aqui jaz um governo que estabeleceu um ambiente de negócios previsível, que privilegia o empreendedorismo.

Aqui jaz um Presidente, que apesar de toda mobilização das ruas, perdeu as eleições para alguém que sequer foi as ruas. Aqui jaz a falta de auditoria nas urnas eletrônicas. Aqui jaz um judiciário que escolheu um lado, e que sequer obedeceu ao rito do devido processo”.

Vem chegando 2023, que se um lado renova a esperança de dias melhores, de outro, com tantas dúvidas sobre a capacidade do novo presidente governar e bem este país, faz com que essa esperança seja reduzida.

Mas os sábios sabem superar as adversidades. Os sábios se utilizam desses momentos de incertezas para transformar ameaças em oportunidades. Os sábios souberam criar anticorpos para evitar que o pessimismo seja a tônica de suas vidas, e acima de tudo sabem cair, ou seja, sempre caem de pé, para novos saltos, se reerguendo mais fortalecidos.

Caros, temos que combater o bom combate, mesmo que, por vezes, sejamos obrigados a gastar energia desnecessariamente, mas como dizem popularmente: é o que temos.

E virando o ano, olhando para trás, devemos valorizar o legado de um governo, que errou, como colocado, mas que acertou muito, e que criou bases para que o país possa ter dias melhores.

Tudo isso está em risco, também como colocado, os sábios sempre são capazes de darem a volta por cima.

Apesar de tudo e de todos, foi um ano bom. Que venha 2023 com todos seus desafios!

? www.reinaldocafeo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *