13 de agosto: Dia do Economista

O dia do economista é comemorado no dia 13 de agosto. A profissão foi regulamentada por Getúlio Vargas em 1951.

Entre os vários desafios, a profissão combina a racionalidade e a questão social. O racional vem da otimização na utilização dos recursos escassos, buscando sempre a maximização dos resultados, e na outra vertente vem da busca incansável pela justiça social.

Ao elaborar políticas macroeconômicas, controlando a inflação, com políticas fiscal e monetária equilibradas, criando condições de sustentar o crescimento econômico, reduzindo o desemprego e ainda melhorando os indicadores sociais, a economia como ciência, tendo o economista como executor destas políticas, faz com que toda a sociedade ganhe. Há um outro fator mais importante: o quanto faz a diferença aos cidadãos quando modelos econômicos, elaborados ou tendo a contribuição do economista, atingem em cheio a distribuição equitativa da renda.

Mesmo no contexto microeconômico o economista contribui para melhorar as condições de vida das pessoas. Auxiliar os empreendedores na elaboração e prática de Planos de Negócios. Garantir a estrutura de capital necessária para sustentar os negócios. Planejar carreiras profissionais sólidas e ainda indicar caminhos para que as famílias possam gerenciar adequadamente o orçamento familiar. Desenvolver modelos financeiros para que as decisões presentes sejam ótimas ao ponto de garantirem uma velhice com qualidade de vida, vai ao encontro destas premissas.

Enganam-se aqueles que atribuem aos economistas os momentos de retrocesso econômico do País, afinal, por vezes a vontade política dos governantes, modificam os caminhos tecnicamente traçados por estes profissionais, e o resultado nem sempre são aqueles projetados.

Entendo que há muito a comemorar e não há dúvidas que, dada a dimensão dos desafios que a pandemia da Covid-19 nos trouxe, é imprescindível utilizar na plenitude o conhecimento dos economistas para reduzir os efeitos sociais e ao mesmo tempo criar condições para a retomada econômica vigorosa, com geração de emprego e renda, permitindo que o cidadão tenha vida digna.

Parabéns a todos os Economistas que enxergaram nesta profissão toda a dimensão que ela representa. Salve o dia 13 de agosto, dia do Economista!

? www.reinaldocafeo.com.br

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *